A diferença entre prospecção, lead, prospect e cliente

Os termos prospecção, lead, prospect e cliente são muito utilizados no mundo comercial, mas você sabe realmente o que cada um quer dizer?

Depois de ouvir muitas perguntas sobre qual é a diferença entre um termo e outro, resolvi colocar o conteúdo no papel e publicá-lo aqui. Se você ainda não sabe o significado de cada termo não se preocupe, você não está sozinho.

Mas afinal, qual é a diferença entre prospecção, lead, prospect e cliente?

Apesar de parecerem simples, tem muita gente que se confunde na hora de usar um ou outro termo. Por isso, vou explicar resumidamente o significado de cada um e como utilizá-los.

Prospecção

Prospectar é gerar novas oportunidades de negócio, ou seja, encontrar novos leads e transformá-los em prospects. Somente dessa forma podemos aumentar o número de clientes da nossa carteira e gerar mais faturamento e lucratividade para a empresa.

Lead

Basicamente, lead é um potencial cliente da sua empresa, do seu produto e/ou serviço, porém que ainda não conhece você. Dessa forma, devemos buscar leads constantemente, pois existe uma relação direta entre o aumento do faturamento (e de comissões) com a quantidade de novos contatos que você capta.

Prospect

Um prospect é um lead qualificado, ou seja, alguém que você já entrou em contato e, na sequência, enviou uma apresentação da sua empresa. Dessa forma, você já despertou a necessidade do seu trabalho neste contato e a probabilidade de você vender é maior. Basicamente, o prospect é um possível cliente!

Cliente

É um prospect que fez sua primeira compra, ou seja, já conhece você, sua empresa e se interessou em comprar seus produtos ou serviços. A velocidade de transformação de um prospect para cliente varia conforme o mercado de atuação e o grau de relacionamento que você deve alcançar para fechar a venda!

Ficou mais claro agora entender a diferença entre prospecção, lead, prospect e cliente? Espero que sim! Ficou com alguma dúvida ou tem algo a acrescentar? Deixe aqui seu comentário!

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