A Importância do CRM para pequenas e médias Empresas

O grande erro que existe nas pequenas e médias empresas é pensarem que algumas
ferramentas de gestão só servem para as gigantes multinacionais. Estou falando de CRM, por exemplo: a sigla vem de Customer Relationship Management, que nada mais é do que Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente.

Muitas pessoas ainda acreditam que um CRM só serve para anotar endereços, telefones ou datas de aniversário; estão muito enganados! O CRM serve para você gerenciar todos os seus contatos e clientes no que diz respeito aos projetos e propostas em andamento. Um CRM faz o papel daquele caderninho em cima da mesa, mas com muitos diferenciais: ele não te deixa esquecer de nada, organiza os projetos por valor e por tempo de negociação, informa o valor da sua carteira ou a possibilidade de fechamentos no mês e muito mais!

Para o gestor, uma das funções mais importantes no CRM é a de gerenciar a equipe a qualquer hora e lugar, desde que a equipe alimente o CRM com informações e atividades que estão sendo feitas em cada projeto, como as interações com o cliente etc. Com isso, você saberá quantas ligações foram feitas no dia, quantas reuniões foram agendadas, qual a produtividade do seu vendedor, qual a previsão de vendas de cada um entre outras.

Será que um CRM é melhor que caderno?

Antes que você me diga que tudo isso é muita burocracia para o vendedor e que ele vai perder tempo ao invés de vender, já vou te dizer que você está enganado: tudo que o vendedor precisa escrever no CRM ele já escreve hoje no seu caderninho. A questão é: depois de 3 anos de empresa, quantos cadernos você e seus vendedores têm? E mais: onde fica o histórico de todas as anotações? Você vai ler um caderno de 2018? Imagino que não, né? Informação perdida… E quando alguém da equipe sai da empresa? Lhe entrega os cadernos?

Existem diversos CRMs no mercado e é possível encontrar bons produtos por um custo bem baixo, algo em torno de R$ 100 por mês. Se você precisar de ajuda na escolha do melhor CRM para sua empresa não exite em falar comigo: posso te passar algumas opções. Se ainda assim este valor for alto, tudo bem… Uma planilha em Excel muito bem feita pode fazer as vezes do seu CRM, mas não por muito tempo.

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